Carreiras no setor de drones
A tecnologia dos drones está mais avançada do que nunca, empresas inovadoras e pioneiras em vários setores estão utilizando drones comerciais para resolver problemas e com isso impulsionam as carreiras no setor de drones. À medida que os veículos aéreos não tripulados (RPAS) e as informações poderosas que eles fornecem de cima aumentam a demanda, também aumenta a necessidade de pilotos e gerentes de programas de drones que possam tirar o máximo proveito dessas ferramentas. O boom dos drones naturalmente leva a aberturas nas carreiras de drones. Pensando nisso preparamos este artigo que tem tudo a ver com a busca pelos melhores cursos de drone do país.
Os drones já são usados para funções como aerolevantamento, fotografia aérea e videografia, agricultura de precisão, segurança pública e muito mais. Futuras mudanças legais podem introduzir ainda mais possibilidades, como entrega de encomendas de longa distância. Mesmo dentro das categorias existentes, há muitas opções — levantamentos e inspeções são importantes para empresas que vão desde seguradoras e mineradoras até empresas imobiliárias e concessionárias de serviços públicos.
Mas como serão as cargas de trabalho diárias para os trabalhos de pilotos de drones? Quais desafios são enfrentados nas carreiras no setor de drones? Quais habilidades os operadores de drones e a equipe de suporte devem possuir? Como é o processo de licenciamento em vários países? Ao descobrir as respostas para essas perguntas e coletar informações relacionadas, um aspirante a piloto pode se aproximar de uma carreira no setor de drones gratificante em um campo com um futuro promissor.
Carreiras no setor de drones e Mercado de Trabalho
Ao considerar a pilotagem de drones como uma carreira, é importante saber a diferença entre drones para lazer e drones profissionais. Os primeiros, com preços acessíveis e projetados para uso não comercial, estão ajudando os drones a se tornarem mais populares na imaginação do público. Estes últimos, no entanto, são a força motriz por trás da expansão do papel dos drones.
O Business Insider informou que os drones profissionais em cinco categorias – agricultura, construção e mineração, seguros, mídia e telecomunicações e aplicação da lei – impulsionarão uma taxa de crescimento anual composta de 66,8% para vendas de drones entre 2021 e 2023.
A expansão do uso de drones nesses cinco segmentos da indústria mostra a grande variedade de situações em que os pilotos de drones comerciais deverão operar. Alguns serão responsáveis por inspecionar campos agrícolas e aplicar agrotóxicos, enquanto outros liderarão operações de busca e salvamento e outros ainda serão responsáveis pela captura de fotos e vídeos. São bastante variadas as carreiras no setor de drones, o que torna necessário ao aspirante possuir foco em sua jornada.
Nas condições atuais da indústria, a maioria desses operadores de drones pilotará suas aeronaves dentro do alcance visual. Isso se deve às leis da aviação comercial que limitam o uso de aeronaves além da linha visual de visão (BVLOS). As renúncias às regras do BVLOS são atualmente raras. No futuro, mais aprovação das operações do BVLOS pode levar a novos casos de uso para drones e ainda mais variedade de oportunidades de carreira.
Buscando o sucesso como Piloto de Drone
Considerando a variedade de carreiras no setor de drones, descrições de trabalho e empresas interessadas em drones hoje, não há um caminho infalível para uma carreira de sucesso como piloto de drone. No entanto, existem algumas práticas recomendadas e sólidas que podem fazer um candidato voar:
- Tenha a certificação (curso) correta e que realmente lhe capacite: Para atuar profissionalmente como piloto é necessário SIM atender a preceitos legais e regulatórios ou você poderá estar cometendo até crimes previstos em lei. A ANAC é a principal responsável por regular as atividades dos pilotos de drone, porém dependendo da atividade, poderá envolver outros órgãos governamentais. Onde quer que surja uma oportunidade de trabalho, sem dúvidas o candidato mais preparado irá ter as maiores chances de ser contratado. Leia aqui para saber mais sobre como se tornar um piloto de drone comercial.
- Rede de contatos com outros pilotos: Encontrar empregos no setor de drones não é necessariamente uma competição. Quando uma empresa contrata um piloto de drone, pode contratar vários outros funcionários ao mesmo tempo para formar uma equipe de drones mais abrangente, como técnicos em manutenção, etc. Os candidatos que se relacionam com outros pilotos podem segui-los para empresas que contratam estas equipes. Além disso, algumas escolas que oferecem cursos de drones, também podem encaminhar os alunos formados para primeiros trabalhos profissionais.
- Mantenha-se ativo online e nas mídias sociais: Existem vários caminhos online para trabalhar com operação de drones. Pesquisar sites voltados especificamente para o setor de drones é uma maneira de aprender sobre as vagas de emprego, embora elas tendam a ser empregos de nível básico, e não funções mais estabelecidas. No final, o LinkedIn pode ser o melhor recurso para um piloto, principalmente quando este vem de um dos melhores cursos de drone do país.
- Considere comprar um seguro para drones: Embora os drones sejam a forma mais segura de aviação que o mundo já conheceu, qualquer pessoa que pretenda construir uma carreira em drones deve considerar se proteger com um seguro para drones. Do seguro de casco e responsabilidade civil ao preço, clique aqui para saber mais sobre o seguro para drones. Além disso, você pode optar por um plano de cobertura DJI Care Enterprise que oferece reparos, peças de reposição e muito mais.
- Crie um nicho e uma marca pessoal: Em alguns casos, ser um operador de drone não significa se tornar uma parte intercambiável de uma hierarquia corporativa. Em vez disso, os trabalhos são dados por contratante independente. Um piloto de drone pode operar como um empreendedor, reivindicando um nicho específico. Talvez um piloto individual seja ótimo em trabalhos fotográficos ou tenha tido sucesso em inspeções de utilitários; transmitir essa história de forma eficaz é uma maneira de encontrar mais trabalho.
Transformar a pilotagem de drones em uma carreira de longo prazo é um processo complicado, e se estabelecer no campo pode levar tempo e esforço. No entanto, uma vez que um piloto prova sua capacidade de realizar trabalhos com segurança e eficácia, inúmeras oportunidades podem surgir. Atualmente, as empresas estão frequentemente procurando por operadores de veículos aéreos não tripulados, e a necessidade só se intensificará com o tempo.
Por isso, o que mais recomendamos caso você esteja em busca de uma colocação profissional neste segmento que apresenta uma perspectiva futura fantástica e é uma das carreiras mais promissoras da atualidade, é buscar uma boa qualificação profissional, aqui na top 5 melhores cursos de drones, sabemos que não existe atalhos para os melhores, porém existe o caminho mais inteligente que é através de uma boa capacitação profissional. Caso não tenha visto o resultado de nossa pesquisa sobre os melhores cursos de drones do país na “HOME” do nosso site, clique aqui e conheça a vencedora!
Clique aqui para saiber mais sobre as carreiras no segmento agrícola.